Home Comunicados COMUNICADO 04/2008
COMUNICADO 04/2008 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

JOSÉ SARAMAGO INTERVÉM EM SESSÃO ORGANIZADA PELO MPPM EVOCATIVA DOS 60 ANOS DA NAKBA PALESTINA

 

O MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente – promove, na próxima 2ª Feira, 26 de Maio, pelas 21 horas, no Teatro Cinearte / “A Barraca”, uma sessão pública de solidariedade evocativa dos 60 anos da Nakba palestina.

A sessão será aberta por Isabel Allegro Magalhães, co-Presidente do MPPM, seguindo-se a leitura de poemas dos poetas palestinos Hanan Awwad e Mahmud Darwish por Maria do Céu Guerra e João D’Ávila.

Seguem-se intervenções de:

- Randa Nabulsi (Delegada-Geral da Palestina em Portugal)

- Miguel Portas (Eurodeputado, membro da Comissão de Ligação entre o Parlamento Europeu e o Conselho Legislativo da Palestina)

- Alan Stoleroff (Investigador e Professor Universitário)

- Bruno Dias (Deputado à Assembleia da República e membro da Comissão Executiva do MPPM)

- Mohammad Barakeh (Deputado ao Knesset, Presidente da Hadash – Frente democrática pela Paz e Igualdade)

- José Saramago (Prémio Nobel da Literatura, Presidente da Assembleia-Geral do MPPM)

A sessão será encerrada por Mário Ruivo, co-Presidente do MPPM.

A NAKBA, que em árabe quer dizer Catástrofe, e cujo 60º aniversário se evoca, marca o princípio da tragédia que se abateu sobre o Povo Palestino, perseguido, massacrado e expulso da sua terra pelos novos ocupantes.

A independência do Estado de Israel, proclamada unilateralmente em 14 de Maio de 1948, significou para os palestinos o início da devastação da sua sociedade, a eclosão de um drama individual e colectivo que perdura até aos nossos dias. Repartido o seu território pelo novel Estado judaico (na parte consagrada pela Resolução 181 das Nações Unidas, de 29 de Novembro de 1947), pelo reino da Jordânia (a Cisjordânia) e pelo Egipto (a Faixa de Gaza), os palestinos tornaram-se exilados na sua própria pátria, com a maioria das terras confiscadas e os direitos cívicos reduzidos ou eliminados.

 

Lisboa, 23 de Maio de 2008

A Comissão Executiva do MPPM

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing