Home Comunicados COMUNICADO 05/2008
COMUNICADO 05/2008 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

RANDA NABULSI E SILAS CERQUEIRA INTERVÊM EM SESSÃO DE SOLIDARIEDADE EM MASSARELOS (PORTO) EVOCATIVA DOS 60 ANOS DA NAKBA PALESTINA

O MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente – , a Associação de Colectividades do Concelho do Porto, a Associação Portugal-Moçambique e a Índico – Associação Cívica Moçambicana, promovem, no dia 11 de Julho, pelas 21:30 horas, em Massarelos, no Porto, uma sessão pública de solidariedade evocativa dos 60 anos da Nakba palestina.

A NAKBA, que em árabe quer dizer Catástrofe, e cujo 60º aniversário se evoca, marca o princípio da tragédia que se abateu sobre o Povo Palestino, perseguido, massacrado e expulso da sua terra pelos novos ocupantes.

A independência do Estado de Israel, proclamada unilateralmente em 14 de Maio de 1948, significou para os palestinos o início da devastação da sua sociedade, a eclosão de um drama individual e colectivo que perdura até aos nossos dias. Repartido o seu território pelo novel Estado judaico (na parte consagrada pela Resolução 181 das Nações Unidas, de 29 de Novembro de 1947), pelo reino da Jordânia (a Cisjordânia) e pelo Egipto (a Faixa de Gaza), os palestinos tornaram-se exilados na sua própria pátria, com a maioria das terras confiscadas e os direitos cívicos reduzidos ou eliminados.

Para informar e sensibilizar a opinião pública da cidade do Porto para o drama vivido pelo Povo Palestino, o MPPM, a Associação de Colectividades do Concelho do Porto, a Associação Portugal-Moçambique e a Índico – Associação Cívica Moçambicana, organizam uma sessão pública de esclarecimento e solidariedade no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Massarelos, na próxima 6ª Feira, 11 de Julho, pelas 21:30 horas.

Com moderação de Henrique Ornelas, vogal da Junta de feguesia de Massarelos, serão oradores Randa Nabulsi, Delegada-Geral da Palestina em Portugal, e Silas Cerqueira, da Direcção Nacional do MPPM. Será ainda exibido o filme “O Muro de Ferro”, cedido pela Delegação da Palestina.

Lisboa, 8 de Julho de 2008

A Comissão Executiva do MPPM