Home Comunicados COMUNICADO 04/2010
COMUNICADO 04/2010 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MPPM ASSINALA DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINO COM SESSÃO PÚBLICA EM LISBOA

O MPPM - Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, assinala o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino com uma Sessão Pública a realizar na próxima segunda-feira, 29 de Novembro, a partir das 21 horas, na Casa do Alentejo, Rua das Portas de Santo Antão, 58, Lisboa.

Serão oradores o Embaixador Mufeed Shami, Maria do Céu Guerra, Adel Sidarus e Carlos Almeida.

O Embaixador Mufeed Shami é o novo Representante Diplomático da Palestina em Portugal. Anteriormente, desempenhava funções diplomáticas no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Palestina. Foi consultor, professor universitário e jornalista.

Maria do Céu Guerra, actriz e encenadora, foi recentemente eleita Presidente do MPPM, a cuja Direcção Nacional já pertencia.

Adel Sidarus, antropólogo e professor universitário aposentado, foi eleito para Direcção Nacional do MPPM nas eleições de 8 de Novembro.

Carlos Almeida, historiador e investigador científico, é membro da Direcção Nacional do MPPM desde a sua constituição.

Em 29 de Novembro de 1947, a Assembleia Geral da Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) sobre a partilha da Palestina em dois estados, um árabe e um judaico, com um regime especial para Jerusalém. Destes, só o estado judaico foi constituído. Por isso, em 1977, volvidos 30 anos, "profundamente preocupada por não ter sido alcançada nenhuma solução para o problema da Palestina, e por este continuar a agravar o conflito no Médio Oriente, de que é o cerne, e a pôr em perigo a paz e a segurança internacionais", a Assembleia Geral da ONU adoptou a resolução 32/40 B em que proclama 29 de Novembro como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, convidando "todos os Governos e organizações a cooperar na implementação da presente resolução".

O MPPM responde a este apelo das Nações Unidas organizando a presente sessão e convidando todas as pessoas de boa vontade a participarem nesta demonstração de solidariedade internacionalista com o mártir povo palestino.

Lisboa, 24 de Novembro de 2010

A Direcção Nacional do MPPM