Home Comunicados COMUNICADO 03/2010
COMUNICADO 03/2010 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

CAUSA DO POVO PALESTINO PERDE UM DEFENSOR INCONDICIONAL

É com profundo pesar que a Direcção Nacional do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente toma conhecimento do falecimento de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura e Presidente da Assembleia Geral do MPPM.

José Saramago, figura maior da vida cultural portuguesa, cidadão desta terra e deste mundo, foi um homem totalmente comprometido com o seu tempo, em particular com a luta dos homens e dos povos pela emancipação de todas as formas de exploração e opressão. O drama do povo palestino, a sua causa nacional, a sua heróica luta contra a ocupação e pela liberdade, teve em José Saramago uma voz empenhada, corajosa e sentidamente solidária. O MPPM orgulha-se de ter contado, na sua actividade, com o seu contributo único e activo em prol de um movimento de solidariedade com a causa do povo palestino mais forte e interveniente.

Nesta hora triste, o MPPM expressa à família de José Saramago, em especial à sua companheira, Pilar del Rio, as suas mais sentidas condolências, e reafirma a sua disposição em honrar o património cívico de José Saramago, de luta pela libertação do povo palestino, e por um mundo mais justo, de paz e cooperação.

Lisboa, 18 de Junho de 2010

A Direcção Nacional do MPPM