Home Comunicados COMUNICADO 08/2008
COMUNICADO 08/2008 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O MPPM ORGANIZA UMA "SEMANA DA PALESTINA" PARA DIVULGAR A LUTA E A CULTURA DE UM POVO QUE HÁ SEIS DÉCADAS RECLAMA O DIREITO A UMA PÁTRIA

ASSINALANDO O DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINO PROCLAMADO PELAS NAÇÕES UNIDAS E COM A PARTICIPAÇÃO DE JOSÉ SARAMAGO

Em 29 de Novembro de 1947, a Assembleia Geral da Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) sobre a partilha da Palestina em dois estados, um árabe e um judaico, com um regime especial para Jerusalém. Destes, só o estado judaico foi constituído. Por isso, em 1977, volvidos 30 anos, "profundamente preocupada por não ter sido alcançada nenhuma solução para o problema da Palestina, e por este continuar a agravar o conflito no Médio Oriente, de que é o cerne, e a pôr em perigo a paz e a segurança internacionais", a Assembleia Geral da ONU adoptou a resolução 32/40 B em que proclama 29 de Novembro como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, convidando "todos os Governos e organizações a cooperar na implementação da presente resolução".

O MPPM, Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, em resposta a este apelo da Assembleia Geral das Nações Unidas, vai realizar, entre 18 e 25 de Novembro, um conjunto de iniciativas integradas numa SEMANA DA PALESTINA, destinadas não só a exprimir a solidariedade do povo português para com o povo palestino, mas também a divulgar a rica cultura deste povo mártir que há 60 anos luta pela retoma da pátria de que foi espoliado.

A "Semana" inicia-se na terça-feira, 18 de Novembro, com uma Sessão Pública de Solidariedade com o Povo Palestino que terá lugar na Casa do Alentejo (Rua das Portas de Stº Antão, 58, em Lisboa) a partir das 21 horas. Com presidência de José Neves, Vice-Presidente do MPPM, intervirão: José Saramago, Prémio Nobel de Literatura e Presidente da A.G. do MPPM; Embaixadora Randa Nabulsi, Delegada-Geral da Palestina; José Manuel Pureza, Professor Universitário e membro da Direcção Nacional do MPPM; Carlos Carvalho, Dirigente Sindical e Vice-Presidente do MPPM e Frei Bento Domingues, Dominicano e também Vice-Presidente do MPPM.

Na sexta-feira, 21 de Novembro, haverá um Jantar Típico Palestino no Grupo Sportivo Adicense (Rua de S. Pedro, 20, em Alfama), com início às 20 horas. A abrir, será exibido um breve documentário sobre a obra do pintor palestino Ismaïl Shamut.

Na segunda-feira, 24 de Novembro, na Livraria Círculo das Letras (Rua Augusto Gil, 15B, em Lisboa), a partir das 21 horas, haverá uma Evocação do Poeta Palestino Mahmud Darwich. A sua vida e obra serão evocadas por Júlio de Magalhães. Maria do Céu Guerra, Bárbara Guimarães, João D'Ávila, Shahd Wadi e Aqid Yaghi dirão poemas de Darwich. A Embaixadora Randa Nabulsi dará um testemunho pessoal do seu conhecimento do poeta.

Finalmente, na terça-feira, 25 de Novembro, com início às 21 horas, no Teatro Cinearte (Largo de Santos, 2, em Lisboa), será exibido o filme "Intervenção Divina", do realizador palestino Elia Suleiman, galardoado com os prémios do Júri e da Crítica Internacional no festival de Cannes de 2002.

O MPPM convida todos quantos se preocupam com a causa da Palestina e com a paz no Médio Oriente a que se associem a estas iniciativas e manifestem a sua solidariedade activa para com o povo palestino.

Lisboa, 13 de Novembro de 2008

A Comissão Executiva do MPPM