Home Actualidade MINISTRO DA DEFESA ISRAELITA: TODOS OS PALESTINOS DEVEM SAIR DE ISRAEL
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MINISTRO DA DEFESA ISRAELITA: TODOS OS PALESTINOS DEVEM SAIR DE ISRAEL

O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Liberman, disse numa entrevista ao Canal 2 de Israel que gostaria que todos os cidadãos palestinos de Israel se mudassem para os territórios palestinos ocupados e se tornassem cidadãos daí.

Trata-se de um apelo directo à limpeza étnica dos palestinos que são cidadãos de Israel, e que constituem actualmente cerca de 20% dos cidadãos do país.

Segundo relata o jornal «The Times of Israel», ao ser questionado sobre a solução de dois Estados, Liberman, que é também líder do partido de extrema-direita Yisrael Beiteinu, disse que a sua preocupação é assegurar a manutenção de Israel como um Estado judeu.

«Eu quero um Estado judeu. Assim como os palestinos querem um Estado palestino homogéneo, sem um único judeu, judenrein, então eu quero em primeiro lugar um Estado [de Israel] tão judeu quanto possível», afirmou Liberman. «Quero separar-nos de todos os palestinos que vivem aqui dentro pré-1967 [em Israel] ... Com a minha bênção: são palestinos, devem ir para junto de Abu Mazen [Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina]. Vão ser cidadãos da Autoridade Palestina.»

Liberman tenta estabelecer uma equivalência entre os palestinos cidadãos de Israel, descendentes dos palestinos que escaparam à expulsão e aos massacres que acompanharam a fundação de Israel, em 1948, e os judeus que vivem em centenas de colonatos na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental ocupadas, considerados ilegais pelo direito internacional.

Porém, trata-se de «uma equiparação absurda entre uma minoria nativa que viveu nesta terra durante gerações — um povo à cuja custa o Estado de Israel foi fundado — e os colonos, que se mudaram para um território ocupado contra o direito internacional e ignorando e violando os direitos do povo da Margem Ocidental e de Gaza», como comentou em finais de 2016 Ayman Odeh, deputado ao parlamento israelita pela Lista Conjunta (coligação de partidos palestinos e da esquerda não sionista em Israel).

[12.02.2017]

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing