Home Actualidade MPPM LAMENTA FALECIMENTO DE MÁRIO RUIVO DEFENSOR DA CAUSA PALESTINA
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MPPM LAMENTA FALECIMENTO DE MÁRIO RUIVO DEFENSOR DA CAUSA PALESTINA

O MPPM recebe com pesar a notícia do falecimento de Mário Ruivo, cientista de renome internacional, lutador antifascista e defensor da causa palestina.

Mário Ruivo esteve associado à criação do MPPM, integrou a sua Comissão Promotora e foi o primeiro co-Presidente da Direcção Nacional (com Isabel Allegro Magalhães), no biénio 2008-2010.

Participou activamente nas iniciativas que precederam a constituição formal do MPPM, tais como os abaixo-assinados “Não ao Muro de Sharon!” (2004), “Razões, Princípios e Objectivos da Constituição de um Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente” (2005) ou o apelo “Pelo Termo da Violência e do Desastre Humanitário no Médio Oriente”(2006), e também encontros públicos com destacadas individualidades palestinas, como a escritora e poeta Hanan Awwad (Setembro de 2004); Abdullah al-Hourani, presidente da Comissão Política do Conselho Nacional Palestino (Maio-Junho de 2006); e Faiha Abdulhadi, escritora, poeta e activista (Junho de 2007).

Em Fevereiro de 2009 presidiu ao Seminário Internacional “A Catástrofe Humanitária em Gaza e os Crescentes Perigos da Actual Situação nos Territórios Palestinos e na Região”, que contou com a presença dos convidados estrangeiros Michael Kingsley, Director Executivo da UNRWA, e Pierre Galand, antigo senador socialista belga e Presidente do Fórum Norte-Sul.

Mário Ruivo era defensor de formas de intervenção cívica susceptíveis de contribuir para o isolamento internacional de Israel como forma de pressão contra a sistemática violação dos direitos do povo palestino.

O MPPM endereça as suas sentidas condolências à família de Mário Ruivo e lamenta a perda de um empenhado amigo do povo palestino.

Lisboa, 25 de Janeiro de 2017

A Direcção Nacional do MPPM

[25.01.2017]

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing