Home Actualidade PALESTINOS AJUDAM A APAGAR INCÊNDIOS EM ISRAEL
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

PALESTINOS AJUDAM A APAGAR INCÊNDIOS EM ISRAEL

A Autoridade Palestina concordou em ajudar a apagar os incêndios que assolam muitos locais de Israel.

Um porta-voz da defesa civil palestina, Nael Al-Azzah, disse que o Estado da Palestina tinha concordado em oferecer assistência a Israel e fornecer bombeiros, apoio logístico e alimentos para ajudar a extinguir os incêndios que têm lavrado na zona ao longo dos últimos quatro dias.

A cidade mais atingida é Haifa, onde cerca de 80 000 pessoas tiveram de fugir, e a polícia israelita informou que durante a noite de quinta para sexta-feira centenas de pessoas foram retiradas de uma aldeia perto de Jerusalém.

As autoridades israelitas disseram que prenderam pelo menos 16 pessoas por suspeita de atear fogos.

Segundo o jornal israelita Haaretz, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que os incêndios são em parte causados por fogo posto, acrescentando: «Todos os incêndios que foram resultado de fogo posto ou de incitamento ao fogo posto são terrorismo e vamos tratá-los enquanto tal.»

Também alguns políticos e dirigentes de extrema-direita já começaram a fazer acusações infundadas contra os palestinos. Naftali Bennett, dirigente do partido Lar Judaico e ministro da Educação, sugeriu um envolvimento sedicioso de palestinos, incluindo palestinos cidadãos de Israel. «Somente aqueles a quem o país não pertence são capazes de o queimor», afirmou ele no Twitter.

Por seu lado, o movimento Fatah, do presidente palestino, Mahmoud Abbas, declarou que as autoridades israelitas estão a «explorar os incêndios» para acusar e demonizar os palestinos.

Os bombeiros têm estado a tentar dominar uns 200 incêndios, e as autoridades israelitas procuraram ajuda externa para os enfrentar. As chamas têm sido favorecidas pelo tempo quente e seco e por ventos fortes.

[25.11.2016]

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing