Home Actualidade «MARCHA PELA PAZ» DE MULHERES ISRAELITAS E PALESTINAS ENCONTRA-SE COM MAHMOUD ABBAS
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

«MARCHA PELA PAZ» DE MULHERES ISRAELITAS E PALESTINAS ENCONTRA-SE COM MAHMOUD ABBAS

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, recebeu na passada quinta-feira, 20 de Outubro, uma delegação de mulheres israelitas e palestinas que tinham participado numa «Marcha da Esperança» de duas semanas em Israel e na Margem Ocidental ocupada. Abbas incentivou as mulheres a prosseguirem os esforços para apoiar a paz e uma solução de dois Estados. (vídeo: https://www.facebook.com/SBSWorldNewsAustralia/videos/1328600130492966/)

A marcha, organizada pelo movimento Women Wage Peace (As Mulheres Lutam pela Paz), foi uma das maiores iniciativas em prol da paz realizadas em Israel nos últimos anos. Iniciou-se em 4 de Outubro em Rosh HaNikra, no Norte de Israel, junto à fronteira com o Líbano, e terminou a 19 de Outubro com um comício em Jerusalém diante da residência do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, em que milhares de mulheres israelitas e palestinas, todas vestidas de branco, apelaram à paz entre Israel e a Palestina.

Ao longo dos quinze dias da marcha, realizaram-se uma série de comícios e manifestações. Na manifestação realizada a 13 de Outubro em Kfar Saba, o deputado Ayman Odeh, presidente do grupo parlamentar da Lista Conjunta (coligação de partidos palestinos e da esquerda não sionista em Israel), declarou: «Seguimos uma linha clara e consequente e apoiamos a democracia, a paz e a igualdade … Agradecemos ao movimento Women Wage Peace por ter organizado este acontecimento. Encheis os nossos corações de esperança.»

Ver mais:

http://www.maannews.com/Content.aspx?id=773654

http://www.al-monitor.com/pulse/originals/2016/10/march-of-hope-women-peace-movement-netanyahu-left.html

http://maki.org.il/en/?p=9580

http://maki.org.il/en/?p=9706

[22.10.2016]

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing