Home Actualidade PALESTINO MORTO A TIRO APÓS MATAR 2 PESSOAS EM ATAQUE EM JERUSALÉM ORIENTAL OCUPADA
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

PALESTINO MORTO A TIRO APÓS MATAR 2 PESSOAS EM ATAQUE EM JERUSALÉM ORIENTAL OCUPADA

Um agente da polícia e uma mulher israelitas foram mortos a tiro e pelo menos cinco outras pessoas ficaram feridas num tiroteio em Jerusalém Oriental ocupada este domingo de manhã, 9 de Outubro. O tiroteio teve lugar perto da sede da Polícia Nacional de Israel.

Alvejado e morto pela polícia israelita no local, o atirador foi identificado como Misbah Abu Sbeih, de 39 anos, natural do bairro de Silwan, em Jerusalém Oriental ocupada. Sbeih deveria apresentar-se hoje para cumprir uma pena de prisão a que fora condenado por agredir um agente da polícia israelita em 2013.

Durante a tarde, soldados israelitas invadiram a aldeia de al-Ram e assaltaram a casa de Sbeih, entrando em confronto com jovens locais, sete dos quais ficaram feridos. Os filhos de Sbeih foram presos e levados para um centro de interrogatório.

O Hamas (Movimento de Resistência Islâmica) anunciou que Misbah Abu Sbeih era membro do movimento, e destacou que o ataque teve lugar um dia após o aniversário do massacre da mesquita de al-Aqsa, em 1990, durante o terceiro ano da primeira Intifada, em que morreram mais de 20 palestinos e mais de 150 ficaram feridos. «É uma prova de que o povo palestino nunca esquecerá ou ignorará qualquer crime cometido contra a cidade santa», diz a declaração.

As tensões em torno do complexo da mesquita de al-Aqsa, em Jerusalém Oriental ocupado, contribuíram fortemente para uma onda de agitação que começou em Outubro passado, após visitas ao local por israelitas de extrema-direita durante a época das festividades judaicas.

Misbah Abu Sbeih foi o 232º palestino a ser morto por israelitas neste quadro de violência, enquanto 34 israelitas foram mortos por palestinos.

Ver mais:

http://www.maannews.com/Content.aspx?id=773477

http://www.maannews.com/Content.aspx?id=773488

https://www.middleeastmonitor.com/20161009-palestinian-kills-two-people-in-jerusalem-then-shot-dead-police/

https://english.palinfo.com/news/2016/10/9/Hamas-hails-Jerusalem-shooting-attack-as-%E2%80%9Cbrave%E2%80%9D

http://imemc.org/article/israeli-forces-invade-home-of-alleged-gunman-clash-with-stone-throwing-palestinian-youth/

[09.10.2016]

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing