Home Actualidade DEPUTADOS EUROPEUS APOIAM O BARCO DAS MULHERES PARA GAZA
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

DEPUTADOS EUROPEUS APOIAM O BARCO DAS MULHERES PARA GAZA

Em 14 de Setembro, na sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo, deputados do GUE/NGL (grupo confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica) organizaram uma acção da solidariedade com o Barco das Mulheres para Gaza, informa a ECCP (Coordenação Europeia dos Comités e Associações pela Palestina) (http://www.eccpalestine.org/members-of-the-european-parliament-show-support-to-womens-boat-to-gaza/)

O barco partiu de Barcelona ontem à noite, tencionando chegar a Gaza em 1 de Outubro.

Apoiando a acção, 55 deputados do GUE/NGL, dos Greens/EFA (Verdes/Aliança Livre Europeia), S&D (Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas) e ALDE (Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa) assinaram uma carta aberta (https://wbg.freedomflotilla.org/wp-content/uploads/2016/09/From-55-MEPs-to-the-Honourable-High-Representative-Ms-Federica-Mogherini.pdf) a Federica Mogherini, Alta-Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, exortando a União Europeia a:

— actuar para assegurar a passagem segura da flotilha para Gaza;

— exercer pressão sobre Israel para que levante o seu bloqueio ilegal de Gaza;

— insistir que Israel cumpra a lei internacional como um passo para o reinício do processo de paz no Médio Oriente.

Entre os subscritores encontram-se cinco deputados portugueses: Marisa Matias (BE - GUE/NGL); João Ferreira, João Pimenta Lopes e Miguel Viegas (PCP - GUE/NGL); Ana Gomes (PS - S&D).

A deputada sueca Malin Björk (GUE/NGL) navegará no barco como uma das 20 mulheres — políticas, activistas, artistas e representantes dos média — notáveis de todo o mundo.

Malin Björk afirma: «Estou muito orgulhosa por ir navegar no Barco das Mulheres para Gaza. Este barco navega com a esperança e uma mensagem de que precisamos urgentemente de um futuro melhor para as mulheres e as crianças da Palestina. E para isso precisamos de quebrar o bloqueio de Gaza. […] Esta flotilha da liberdade destaca especialmente a coragem e a força das mulheres palestinas, particularmente em Gaza. Vou participar para mostrar a minha solidariedade calorosa com todas elas.

O Barco das Mulheres para Gaza é uma iniciativa da Coligação Flotilha da Liberdade. Segundo se lê no seu site (https://freedomflotilla.org/coalition-statements/31-women-s-boat-to-gaza-a-message-of-hope-and-solidarity), «é composta por organizações e iniciativas da sociedade civil de muitos países. Há anos que desafiamos o ilegal e desumano bloqueio israelita de Gaza e estamos empenhados em continuar a luta até que o bloqueio seja levantado incondicionalmente e os palestinos em toda a parte recuperem os seus direitos integrais».

[15.09.2016]

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing