Home Actualidade DEZENAS DE DEPUTADOS AO PARLAMENTO EUROPEU EXORTAM A UE A APOIAR O DIREITO A BOICOTAR ISRAEL
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

DEZENAS DE DEPUTADOS AO PARLAMENTO EUROPEU EXORTAM A UE A APOIAR O DIREITO A BOICOTAR ISRAEL

Trinta e dois deputados europeus enviaram uma carta à Alta-Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, apelando à tomada de medidas que assegurem a liberdade da expressão em relação ao movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS). Os deputados exortam a UE a reconhecer Omar Barghouti, cofundador do movimento BDS, como um defensor dos direitos humanos.

Entre os signatários encontram-se cinco deputados portugueses: Marisa Matias (BE); João Ferreira, João Pimenta Lopes e Miguel Viegas (PCP); Ana Gomes (PS).

Apesar de terem opiniões diferentes em relação ao BDS, os deputados signatários expressaram preocupação em relação às «tentativas crescentes de silenciar e reprimir os defensores do BDS» e exortam a UE a «garantir que não introduzirá medidas visando limitar a liberdade de expressão em relação ao Médio Oriente e ao BDS».

Os deputados recordam que «mais de 350 grupos de direitos humanos, sindicatos e partidos políticos de toda a União Europeia [entre os quais o MPPM] escreveram exortando a Comissão Europeia a responsabilizar Israel pelas suas violações do direito internacional e a defender o direito dos indivíduos e das instituições a tomar parte no movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), dirigido por palestinos, como uma forma de liberdade de expressão».

Os deputados signatários exprimem ainda a sua preocupação com o facto de Israel estar a usar os seus serviços militares e de informações para espiar e perturbar as actividades dos apoiantes estrangeiros do BDS, incluindo cidadãos europeus.

Texto integral da carta dos deputados europeus:

http://www.eccpalestine.org/wp-content/uploads/2016/07/Right2BDS_Letter_to_HRVP_Mogherini.pdf

Ver mais:

http://www.eccpalestine.org/dozens-of-members-of-the-european-parliament-call-on-the-eu-to-support-the-right-to-boycott/

[21.07.2016]

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing